sábado, 23 de maio de 2009

A mãe virou madrasta?

A Petrobras é a maior exportadora brasileira, isso é incontestável . Ela contrata mais, investe mais, patrocina mais, enfim trata com muito amor a sua marca... Os produtores culturais e idealizadores de projetos sociais costumam dizer que a Petrobras é a grande mãe do Brasil e se perguntam o que seria do nosso país sem essa grande empresa. Mãe ou não, a verdade é que a Petrobras é um orgulho para os brasileiros. Sem ela (não querendo desmerecer as outras grandes empresas nacionais) nunca nenhum economista arriscaria dizer que o Brasil será no futuro ,agora muito mais próximo, um país desenvolvido e nem tão pouco faríamos parte da sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Graças a Petrobras foi descoberta a camada pré-sal, aquela que acelerou a chegada do futuro que o Brasil tanto espera desde que me entendo por gente.
A boa imagem da Petrobras agora está em xeque e pode ser manchada , não mais pelo petróleo de vazamentos, mas por puro jogo político. A oposição criou uma CPI para investigar a empresa. Quem não deve não teme, mas onde há fumaça há fogo! Assim fica a confusão mental dos brasileiros sobre a questão. Se a Petrobras é realmente transparente não temerá essa comissão, mas por outro lado saber que essa dúvida sobre a idoneidade só apareceu porque ano que vem é ano eleitoral é revoltante. A empresa foi estatal por décadas e a reputação de mãe somente apareceu nos anos 90 quando a empresa tornou-se capital misto. Quem vai entender a oposição que ficou tanto tempo no governo antes de Lula chegar na presidência. Contestar a empresa é essencial , já que existem suspeitas de fraudes em royalties e superfaturamento nos patrocínio, mas em ano eleitoral e sem pensar nas conseqüências sócio-econômicas no meio de uma crise mundial por pura politicagem é jogo sujo... mas confesso que estou curiosa para saber se a Petrobras é mãe ou madrasta...
A verdade caros blogueiros, só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: de petróleo e boa reputação a Petrobras entende bem...

3 comentários:

  1. O interessante nessa história é ver o apoio que as forças sidicais estão dando para a Estatal. A CUT e a FUP, por exemplo, tem montado ações contra a CPI, até por entender os fatores que levaram a empresa a esta situação. Será que alguém lembra da tentativa frustrada de desestatizar a Petrobrás no início dessa década? De uma coisa nós podemos ter certeza, se o Serra ou o Alckmin tivessem saído vitoriosos nas eleições passadas teríamos hoje a Petrobrax (Alguém se lembra do anúncio no jornal nacional?). Se alguém tiver alguma dúvida, seria válido acessar os sites www.cut.org.br e www.fup.org.br.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obviamante a imagem da Petrobras poderia ser manchada, claro que não pelos vazamentos de petróleo, do contrário a mesma já estaria afogada em seu próprio produto de comercialização, já que a conpanhia é responsável por vários desastres ambientais. Seria válido cobrar resultados de uma empresa que diz atuar com responsabilidade social e ambiental. Agora, a criação de uma CPI no Senado só por manobra política do PSDB é um pouco demais! Esses tucanos só querem saber de privatizar!!! Os oito anos de governo FHC já foram demais para tanta CAGADA! A Petrobras é sim a maior companhia do paíz, e o que está em jogo é o investimento da riqueza do pré-sal no Brasil, ou a apropiação privada dos lucros. O que será que isso vai dar?
    Pizza pra variar! rs.

    ResponderExcluir