terça-feira, 14 de julho de 2009

O Senado e a Ética

O Senado Federal tem sido protagonista de vários escândalos nos últimos tempos. Os atos secretos, casos de nepotismo, verbas provenientes da Petrobras para a Fundação José Sarney que foram parar em empresas fantasmas entre tantos outros... Ainda assim é lá que será investigada a conduta da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo. Algumas das acusações que a maior petrolífera brasileira está sofrendo são fraudes em royalties e, claro, em patrocínios. Tudo bem que José Sarney não está fazendo parte das investigações da CPI, mas senadores que convivem com ele (que é o presidente do Senado) estarão fazendo parte da comissão. Aliás, as CPIs de uma forma geral são peças estratégicas do jogo de articulação política para as eleições de 2010. A última coisa que querem mesmo saber é se há irregularidades nas empresas. A CPI da Petrobras demorou tanto a ser instalada, e de fato só começa em agosto, porque os partidos estavam negociando entre si quem presidiria a comissão. Muitas negociações foram feitas do seguinte modo entre os partidos: se você me der a presidência e a relatoria da CPI da Petrobras eu te darei os mesmos cargos da CPI das ONGs e por aí foi...
Como, caros blogueiros, é possível acreditar numa investigação feita por uma comissão de senadores? Como acreditar que querem acabar com fraudes e irregularidades se os partidos políticos fazem jogos de influência através dos cargos das comissões... Como diria meu querido Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”

2 comentários:

  1. kd a moral? Não existe credibilidade alguma nessas CPIs. Simples trocas de interesses... é inconsebível pensar que os investigadores desses escândalos políticos sórdidos estão tão envolvidos nessa podridão quanto os investigados!
    Sarney... Senado Federal, Petrobras... quanto mais mexe mais fede!

    ResponderExcluir