quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rezem pelo Haiti


O terremoto que aconteceu no Haiti chocou não só a América, mas todo o mundo. Cerca de 100 mil pessoas podem estar mortas no país. Doze brasileiros morreram na tragédia inclusive a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns.
A catástrofe natural terminou de devastar o Haiti, mas infelizmente serviu para chamar a atenção mundial para o país da América Central que é o mais pobre do ocidente. As condições do Haiti podem ser comparadas aos países africanos mais pobres e ao Afeganistão. O país caribenho é uma ex-colônia francesa que era grande exportadora de cana-de-açúcar. A crise política teve início em 1990 quando o presidente eleito foi deposto por um golpe de estado e foi instaurada uma ditadura. Com ajuda da ONU e dos EUA somente 4 anos depois o presidente foi recolocado no poder, mas a corrupção e a miséria não tiveram fim no país. Em 2004, os inúmeros protestos forçaram o presidente a deixar o poder e a força da ONU se instalou no país. Atualmente ela foi substituída pela Missão de Estabilização da ONU liderada pelo Brasil. Onze soldados brasileiros que faziam parte da missão morreram vítimas do terremoto.
O coordenador de Relações Institucionais do Ibmec sintetizou a situação do Haiti como ‘O laboratório do inferno na Terra’. No programa Conta Corrente da GloboNews ele relatou que no Haiti é comum um homem se deitar na rua por dias esperando a morte chegar ...
A tragédia no Haiti já começou há décadas e o mundo ignorou... Quem sabe agora a comoção mundial ajude o país a ser construído. Sim, porque não é possível reconstruir algo inexistente...



"Pense no Haiti/ reze pelo Haiti/O Haiti é aqui/ O Haiti não é aqui ...

Música de Caetano Velloso

Um comentário:

  1. Lamentável que somente dessa forma o Haiti veio ganhar a notoriedade que precisa.
    Bem colocado quando vc diz que não há como reconstruir o que não existe. "que país é esse?" não existe ordem... é um caos. Várias reportagens mostram guangues andando fortemente armadas e mesmo com toda essa catástrofe saqueiam casas e armazéns.
    É assustador ouvir dizer que alguém deita no chão e espera a morte. Conclui-se que não há crenças de prosperidade, que as coisas podem melhorar... não acreditam no país.
    É uma verdadeira luta pela sobrevivência, e muitas celebridades se engajaram em prol do povo haitiano. Eventos beneficientes são de grande ajuda para causas humanitárias, como o "Live Aid", "Live Earth" entre outros. O ator George clooney e o músico Wyclef Jean organizaram o "Hope For Haiti Now" com dezenas de apresentações com transmissão ao vivo nessa sexta dia 22 pela MTV e National Geographic às 23h.

    Orações... energias positivas para o Haiti!

    ResponderExcluir