segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Hoje é o Dia Mundial da Água, mas não há grandes motivos para comemoração... A data foi criada em 1992 pela ONU para alertar sobre os riscos de carência dos recursos hídricos. Segundo as Nações Unidas para o Meio Ambiente, apenas 0,008 % do total de água do planeta é própria para o consumo. Outro dado alarmante foi divulgado pelo International Water Management Institute. Segundo a pesquisa, caso o desperdício continue na proporção atual, cerca de 1.8 bilhão de pessoas ficará sem água até 2025.
A poluição é outro agravante na questão da água. Basta olhar para a Baía de Guanabara (não só para ela infelizmente) e assistir o total desrespeito do homem pela natureza e consequentemente pelo próprio ser humano. Além do esgoto, nas águas da baía pode ser encontrado todo tipo de lixo inclusive hospitalar.
Devemos lutar pela água! Por que as pessoas não se manifestam de verdade sobre esse tema? Passeatas não são o suficiente. Deveria haver políticas públicas descentes para o destino do esgoto e do lixo, além de investimentos em educação ambiental nas escolas e na sociedade como um todo. O governo não é o único responsável por essa situação. Cada um de nós precisa consumir com responsabilidade e não poluir! É preciso haver respeito e atitudes práticas em relação a natureza. Atualmente no Brasil o povo e os políticos só pensam no dinheiro do pré-sal, mas na qualidade da água que está sobre ele ninguém pensa, ninguém age, ninguém luta...
Água é saúde! Água é vida! Vamos todos lutar por ela!

2 comentários:

  1. Escrevi esse texto e fiquei pensando que pode parecer hipocrisia da minha parte... Mas isso realmente me preocupa e na parte do desperdício eu estou me incluíndo (poluir eu não poluo graças a Deus). Eu realmente vou tentar me policiar e espero que vcs tb!
    Juntos podemos fazer alguma coisa pela natureza e para as gerações futuras! Vamos tentar!

    ResponderExcluir
  2. Olha a quanto tempo o dia da água foi criado... em 92. São 8 anos e nada significativo nem ao menos para q seu dia seje lembrado é feito! Se formos em escolas primárias acho difícil as crianças saberem q o dia mundial da água foi criado para q todos tivessem consciência do quanto precisamos cuidar dos recurso hídricos já q é alarmante a atual situação de degradação e poluição do meio ambiente.

    ResponderExcluir