quarta-feira, 24 de março de 2010

Futebol: A importância da boa imagem pública


O que você quer ser quando crescer? Pergunte isso a qualquer menino que a maioria responderá jogador de futebol. Também com tantos títulos de nobreza não é? Rei Pelé, Adriano Imperador ... Admito que isso acaba sendo atrativo principalmente aliado ao encanto que o futebol produz nos brasileiros. Por esse motivo eu acredito que os jogadores deveriam se preocupar mais com suas atitudes. Ir a uma favela, não é crime, mas ser escoltado por traficantes é no mínimo suspeito. Foi o que aconteceu com Vágner Love quando foi a um baile funk na Rocinha. Por causa desse simples fato (para ele), o jogador do Flamengo precisou depor na polícia como testemunha em uma investigação sobre narcotráfico na comunidade. Pode ser que Love não tenha associação ao tráfico, mas ele acabou aprendendo no susto que é uma pessoa pública e que seus atos viram manchetes. Parece que o atacante aprendeu uma regra básica: Diga-me com que andas que eu te direi quem és!
Outro com problemas com a polícia é Adriano. A polícia descobriu que uma moto comprada pelo Imperador está em nome da mãe de um traficante. A polícia investiga o estranho caso. Vale lembrar que quando jogava na Europa pelo Inter de Milão, o atacante largou tudo e se meteu numa favela. Ele na ocasião afirmou estar com saudades do Rio e de sua família e assim Adriano foi parar no Flamengo.
Por outro lado, também há exemplos positivos no futebol, como os ex-jogadores Raí e Leonardo que criaram a Fundação Gol de Letra. A ONG há mais de dez anos atua em projetos sócio-educativos na área de educação, cultura, esportes e lazer. Há exatamente 1 ano, Zico também fundou um projeto social que oferece aulas de futebol a 500 garotos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Uma ação que deveria ser copiada não só por jogadores, mas pelas celebridades em geral! É preciso ter responsabilidade social e aproveitar a influência para algo benéfico. As pessoas públicas devem lembrar que são modelos para muitas pessoas, principalmente os jogadores de futebol que são considerados heróis, ídolos, exemplos... Espero que eles tenham consciência do papel extra que desempenham na sociedade e tenham gestos positivos. Eles deveriam passar boas mensagens porque estão influenciando crianças e adolescentes. Pode parecer clichês, mas a juventude é o futuro da nação! Que cidadão não deseja um bom futuro para o país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário