quarta-feira, 21 de abril de 2010

Parabéns Brasília!

Um presidente audacioso chamado Jucelino Kubitschek desejava ao Brasil nada menos que o desenvolvimento de 50 anos em 5 (os do mandato dele). JK colocou em prática um sonho de antigos políticos brasileiros, a construção de uma capital em meio ao Planalto Central. Em apenas 5 anos uma bela cidade estava construída! O custo foi alto, nosso país ficou com uma dívida externa de 2,7 bilhões de dólares em 1960 (ano de fundação da nova capital), mas esse blog acredita que valeu a pena!
A idéia de Brasília não nasceu de JK como muitos pensam... Em 1823, José Bonifácio (aquele que foi tutor de D. Pedro II) apresentou o projeto de mudança da capital para o interior e denominou a cidade de Brasília. Em 1894, o território que viria a ser nossa capital federal foi demarcado por uma comissão exploradora. Em 1922 foi colocada uma pedra fundamental no perímetro do Distrito Federal. Durante as eleições de 1955, JK em resposta a um eleitor goiano acabou fazendo a promessa de transferência da capital da República para o Planalto Central. E o final você já sabe caro blogueiro...

Brasília acabou se transformando na "Cara do Brasil"...

Lá não existe sotaque porque é a mistura de todos os sotaques nacionais.

Lá todo mundo é descendente de brasileiro (as famílias contam de que lugar do país os antepassados vieram não de que país europeu eles chegaram).

Lá estão os representantes que o Brasil escolheu...

Brasília se transformou no reflexo do que os brasileiros pensam politicamente...

É se Brasília não tem muito o que comemorar, além do aniversário da bela cidade, a culpa em parte é de todos nós ...

Parabéns Brasília pelos 50 anos !

Fontes:

Site: Info Brasília
http://www.infobrasilia.com.br/

Livro:
História do Brasil
Autores: Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
Editora Scipione
Ano: 1997

3 comentários:

  1. Acho q foi no JN q assisti uma matéria com o tal eleitor que questionou JK a respeito da construção de uma nova capital para o país.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa... mas lá existe sotaque sim. Não é um sotaque tão perceptível, mas eles têm. Você vê que falam diferente dos demais.

    Talvez seja da região. Enfim...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Existe até um estudo que estão fazendo (ou fizeram) para saber se é possível dizer se existe um sotaque brasiliense ... é um povo interessante não? Rs

    ResponderExcluir