quinta-feira, 13 de maio de 2010

Abolição da Escravatura

trechos de Navio Negreiro

"Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...

Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm'lo de maldade,
Nem são livres p'ra morrer. .
Prende-os a mesma corrente
— Férrea, lúgubre serpente —
Nas roscas da escravidão.
E assim zombando da morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoute... Irrisão!..."
Castro Alves

Hoje é um dos dias mais importantes que deve ser devidamente lembrado no Brasil. No dia 13 de maio de 1888 foi sancionada pela princesa Isabel a lei que pôs fim a escravidão, a Lei Áurea. Detalhe importante é que para aprovação dessa Lei houve pressão da bancada abolicionista no que diz respeito ao fim da exploração do trabalho desumano.
Porque nos dividirmos em raças? Somos um, somos seres humanos! A escravidão teve fim há 122 anos atrás e mesmo assim, igualdade é algo que infelizmente permanece no conceito. De forma velada, ou não, o preconceito existe! Principalmente se a alta concentração de melanina estiver ligada a um baixo poder aquisitivo.

Um comentário:

  1. Esse poema Navio Negreiro me dá arrepios... Me dá uma vontade horrível de chorar. Chorar pelo ocorrido (me coloco no lugar dos escravos sabe) e chorar por Castro Alves escrever bem sobre isso (poesia social é perfeito para mim!). Salve Castro Alves!
    ***************************
    Em relação a lei aurea foi um grande marco na história brasileira. A princesa Isabel não deu a idéia nem lutou pela causa, ela simplesmente a assinou por questões políticas mesmo. Infelizmente a lei aurea não fez sumir o preconceito nem a pobreza para os negros da época e seus decendentes. O que fez foi mudar o destino dos negros nascidos no Brasil que graças a Deus deixaram de ser tidos como coisa, posse...
    ******************
    Para mim (porque concordo com vários teóricos) o conceito de raça não existe. Apesar do homem ser um animal, é um animal racional, mais do que isso é um ser humano e não deve ser categorizado como cachorros e cavalos...
    Ninguem deveria ser tratado diferente pela cor de pele!
    *****************
    Adorei o texto! Parabéns!

    ResponderExcluir