quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eleições 2010: consciência e educação

Nesse último domingo, 3 de outubro, dia de Eleições, um dos mais importantes princípios de civilidade não esteve presente, a educação. A quantidade de lixo jogada no chão foi absurda. As próprias pessoas contratadas para fazer o ilegal trabalho de boca de urna contribuem com isso. Do carro, esperando meu pai terminar de votar, observava a cena: panfletagem de conteúdo político, pessoas pareciam se divertir jogando grande quantidade de panfleto umas nas outras e polícia circulando... só pra "inglês" ver!
Houve um momento específico que chamou ainda mais a minha atenção. Um cidadão estacionou o carro diante do meu e antes de ir às urnas, o próprio dirigiu-se a quem panfletava. Aquela altura do campeonato ouvi-lo dizer que não tinha voto formado e estava procurando por qualquer número de candidato. Por essa e outras, brasileiro fica conhecido por deixar tudo para última hora. Essa pessoa certamente desconhece a importância de um voto consciente. Depois, como cobrar algo de alguém com perfil e propostas desconhecidas.
Acreditava que as pessoas saiam de casa decididas, com sua própria colinha na mão. Mas, percebi que não é bem assim, é só esperar e ver as notícias... "pessoas são presas por oferecer café da manhã a eleitores em troca de votos". É difícil constatar que a venda de votos em troca de comida ainda acontece. Em âmbito nacional, 49 candidatos e 1.099 eleitores foram presos por crime eleitoral. A vergonhosa prioridade de muitos candidatos está no benefício próprio, não importa que leis sejam violadas e cidades poluídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário