quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cholotates podem ser mortais para cães


Não adianta se deixar levar pelo rabo abanando e olhar guloso. Quando se trata de chocolate, o melhor é manter o doce bem longe de seu melhor amigo. Segundo veterinários, o produto contém teobromina e cafeína, dois estimulantes que podem colocar o corpo dos cães em perigo.

Para a intoxicação por chocolate chegar a níveis tão graves, é preciso considerar a concentração das substâncias no produto, a sensibilidade do cão a estimulantes químicos e o seu peso – um quadradinho de uma barra de chocolate terá mais efeito em um chihuahua do que em um são bernardo, por exemplo.

De acordo com o veterinário Greg Nelson, cem miligramas de teobromina e de cafeína por cada quilograma de um cachorro já são suficientes para ser letais. As diferentes concentrações dos estimulantes em cada produto, no entanto, podem dificultar a conta. Chocolates ao leite são menos perigosos do que chocolates puros, mas diferentes marcas também apresentam variações.

Os sintomas iniciais da intoxicação incluem salivação excessiva e dor de estômago, seguida de vômito e diarreia. A frequência cardíaca do animal também irá aumentar, e ele pode se tornar inquieto, nervoso e extremamente excitado – assim como uma pessoa sensível à cafeína quando toma muitas xícaras de café. Porém, uma frequência cardíaca irregular conduz a situações mais graves, como queda da temperatura corporal, letargia, espasmos musculares, convulsões e coma, levando à morte.

O grande conselho dos veterinários, portanto, é negar o chocolate ao seu cãozinho. “Melhor estar seguro do que arrependido”, conclui Nelson.

Fonte: HypeScience


Essa matéria eu encontrei na Agência de Notícia Direitos dos Animais (ANDA). Vale a pena visitar o site deles. É muito interessante: http://www.anda.jor.br/

3 comentários:

  1. Opa, opa! Eu dou chocolate para as minhas cachorrinhas... :'(
    Valeu pelo alerta!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe tb dá a minha! Eu vivo brigando, mas preciso obrigá-la a ler isso... Rs
    Muitas pessoas que conheço fazem isso (eu mesmo fiz quando eu era criança com meu finado cão Poppy...).
    A gente adora mimá-los né... mas nem sempre estamos fazendo a coisa certa...

    ResponderExcluir