sexta-feira, 27 de maio de 2011

Situação da Mata Atlântica no Brasil

Hoje é o Dia da Mata Atlântica, mas o INPE e a SOS Mata Atlântica divulgaram dados alarmentes sobre o desmatamento desse bioma (que encobre o litoral brasileiro) no período entre 2008 e 2010.


A pesquisa avaliou toda a costa brasileira (exceto no Piauí) onde predomina esse tipo de vegetação. Foi constatado que os estados em situação mais críticas são: Minas Gerais (perda de 12.467 hectares); Bahia (7.725 hectares); Santa Catarina (3.701 hectares) e Paraná (3.248 hectares). Houve desflorestamento considerável também no Rio Grande do Sul (1.864 hectares); São Paulo (579 hectares); Goiás (320 hectares); Rio de Janeiro (247 hectares); Espírito Santo (237 hectares) e Mato Grosso do Sul (117 hectares).

O estudo também ressalta que a área com maior território desmatado foi a Região Metropolitana de Curitiba, seguida por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

De acordo com a coordenadora geral da SOS Mata Atlântica Marcia Hirota, o estudo comprova que a supressão da floresta nativa é continuo. Para ela, os dados são um alerta para o estabelecimento de políticas públicas que incentivem a conservação e a restauração do bioma.

E por falar em políticas ambientais... No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral criou o ICMS Verde que passou a valer em 2009. A medida estabelece que as prefeituras fluminenses que investirem na preservação ambiental contam com maior parcela do imposto. Além disso, a secretaria estadual do ambiente ainda auxilia na criação de Unidades de Conservação e oferece assistência de especialistas na criação legal de áreas verdes. Parece que, por enquanto, as medidas não fizeram tanto efeito assim, mas já é um caminho positivo...


Fonte dos Dados: SOS Mata Atlântica

2 comentários:

  1. Sim já é um caminho positivo. temos que conscientizar as pessoas agora!

    ResponderExcluir
  2. Essa é a parte mais difícil... mas nada é impossível não é?

    ResponderExcluir