quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte X Dia da Liberdade de Impostos

Hoje é o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A data foi criada pelo presidente Lula, no ano passado, para chamar a atenção da sociedade para a alta carga tributária e conscientizar a população sobre a necessidade de exigir transparência no uso dos recursos públicos. O autor do projeto de lei, o deputado Sandro Mabel (PR-GO), escolheu a data porque é o 145º dia do ano e simboliza a quantidade de dias que o contribuinte brasileiro trabalha para pagar seus impostos. Antes, no dia 25 de maio era comemorado (somente pelo governo - certamente!) o Dia do Contribuinte.

Claro que diante disso tudo minha mente bizarra precisou fazer novos questionamentos... O primeiro: O contribuinte só merece respeito em apenas um dia do ano? Depois vieram outros: Por que o governo cria um dia para lembrar a população que ela se desdobra em trabalho para pagar impostos altíssimos? Para fazer o cidadão se sentir cada vez mais otário? Por que não abaixa logo a tributação? Por que então não oferecer serviços de qualidade nos setores que esse dinheiro teoricamente será empregado?


O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi criado pelo governo federal para fazer o povo saber do altíssimo valor dos impostos pagos, mas quem realmente promove ações para respeitar o consumidor é o terceiro setor! Antes do respeito ser decretado por lei, o Instituto Millenium já o promovia na mesma data, mas é chamada por eles de o Dia da Liberdade de Impostos. Hoje serão vendidos 4 mil litros de gasolina sem os 53,03% de impostos. De R$ 3,07, o motorista vai pagar R$ 1,44 por litro. A diferença será paga pela ONG. No Rio, a ação acontece apenas no posto ALE em Botafogo (em frente ao Canecão). As senhas dão direito a compra de até 20 litros de gasolina sem tributos. O Dia da Liberdade de Impostos também acontece em outras cidades brasileiras...

DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS – RJ
Local: posto ALE – Rua General Góes Monteiro, 159 – Botafogo
Hora: a ação vai das 11h às 14h (senhas distribuídas a partir das 10h30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário