segunda-feira, 20 de junho de 2011

Balão: Bela arma!

O Balão vai subindo

Vem caindo a garoa


O céu e tão lindo


E a noite é tão boa


São João (2X)




Acende a fogueira do meu coração!


Pobre São João! Ele deveria ser o padroeiro dos queimados e das matas para compensar as atrocidades que fazem durante o período de festas juninas. O que a cantiga acima não conta é que o balão (como - tudo na vida - sobe e desce) caiu e espalhou suas chamas em algum lugar. O balão já incendiou matas, morros, barracos, casas, pessoas, animais....

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do Rio, 4.653 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no estado só em 2010. Já em 2011 (até maio) foram registradas 2.461 ocorrências de incêndio. As áreas com maior número de ocorrências são as regiões Serrana e Metropolitana. Assustador não é?

Foi-se o tempo em que ser baloeiro era considerado um tipo de arte e soltar balões era um tipo de esporte ou hobby inocente. Confeccionar, transportar e soltar balões é crime! Se você olhar para o céu e somente admirar a beleza dessa arma estará compactuando indiretamente com o criminoso! Já parou para pensar nisso? Seu dever como cidadão é lembrar que nada é para sempre e que quando o belíssimo balãozinho descer vai queimar o que encontrar! Seja um brasileiro consciente e denuncie! Não há recompensas em dinheiro, mas nada é mais gratificante do que aproveitar a oportunidade para ser um herói e ajudar a salvar vidas!

Denuncie balões!e outros crimes ambientais

Bombeiros (193)
Disque-Denúncia (2253-1177)
Cica (( 21) 2334-5906) ou crimesambientais@ambiente.rj.gov.br - órgão da secretaria estadual de meio ambiente do Rio
Polícia Militar (190)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ainda hoje existe muita irresponsabilidade da parte dos "soltadores de balões". Todos sabem dos riscos(propaganda, post's como esses, enfim não faltam e a informação chega a todos.) é claro, não podemos negar que, é de uma beleza mágica balões soltos no ar, mas as consequências não são nada belas.
    Mas, como em tudo no mundo(Brasil), falta bom senso da parte das pessoas.

    =*****

    livresorriso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a falta de bom senso realmente é chave da questão! Mas, não é só isso... Soltar balão acabou se tornando cultural. Faz parte dos festejos juninos aqui no Brasil. Eu até coloquei a musiquinha do balão por causa disso. O fato de balões serem bonitos ainda agrava a situação... Mas eu tenho fé que uma hora as pessoas serão conscientes e essa tradição dará lugar a uma bem mais saudável: Não soltar balões nem em festas juninas nem nunca mais...

    ResponderExcluir
  4. tanta coisa mais interessante... como andar pelas barraquinhas e comer aquelas coisas maravilhosas...
    é tradição as festividades juninas, o mais importante é se divertir de maneira sadia sem riscos de consequências fatais.

    Fora balões!!!

    ResponderExcluir