sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pobres porcos de Niterói!

Os porcos tem sido um problema para o cidadão niteroiense nos últimos anos. Infelizmente isso é um fato! Eles andam livremente pelas ruas comendo lixo e sujando tudo. Como os suínos são provenientes das comunidades carentes, há rumores que eles pertençam aos traficantes . Quem vai saber?


Depois de tantas reclamações na prefeitura, está oficialmente aberta a temporada de caça aos porcos em Niterói! Como moradora, acho isso bom, mas como defensora dos animais, temo pelo destino dessas criaturas inocentes...


O secretário de segurança e controle urbano Wolney Trindade certa vez abriu o verbo na CBN (ou rádio Globo - não lembro agora ao certo!) sobre os suínos. O político afirmou que por ele os bichos já estariam mortos. Isso só não aconteceu porque o centro de zoonoses (vinculado a secretaria de saúde) tem medo dos defensores dos animais... Então, o secretário teve a idéia de seqüestrar os porcos, levá-los para um curral em Itaboraí. Os donos dos animais só podem resgatá-los com comprovação de propriedade e mediante pagamento da estadia dos suínos no abrigo, além da multa de R$ 350. Se os proprietários dos porcos não aparecerem, os animais serão leiloados.


Até parece que os donos dos bichos, que vivem em favelas, irão conseguir resgatá-los. Além da multa ser cara, eles não devem ter como comprovar a propriedade dos porcos... Sem contar que no site da prefeitura (e muito menos nos jornais que vi a notícia da operação) tem sequer o nome do curral para onde os animais foram levados.


Parece que a prefeitura quer mesmo é leiloar os porcos e arrecadar! Aliás, para onde vai mesmo o dinheiro do leilão? Nenhum jornal nem mesmo a prefeitura revelou ainda....

7 comentários:

  1. sacrificar o animal é uma atitude completamente radical, nem pensar! Deve haver um controle, vamos combinar que porco não é animal de estimação!!! ele deve permanecer nos sítios, fazendas ou nos locais de criação para fornecimento da carne. Não é um animal para ficar solto perambulando pelos centros urbanos comendo lixo.

    ResponderExcluir
  2. A gente estava discutindo isso no Facebook(eu, Renata e Pavão).Tb não gosto de vê-los nas ruas, mas a prefeitura arrancar dinheiro assim as custas deles tb é demais... Na minha opinião, eles deveriam ficar num sítio onde sejam cuidados(tipo um zoológico sem jaulas). Lá eles poderiam ser castrados e tratados... mas não é do interesse da prefeitura logho não deve rolar...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sem querer defender um lado ou outro, o valor arrecadado no leilão dos animais não vai para prefeitura, e sim para o local onde eles são levados (o curral). É a contrapartida do convênio para esta empresa, que captura e trata dos animais apreendidos.

    ResponderExcluir
  5. Mas que empresa é essa? Vc sabe o nome? Só sei que é em Itaboraí...

    ResponderExcluir
  6. E como sempre a corda arrebenta para o lado mais fraco, para aqueles que não tem voz.

    A solução do secretário me lembrou a solução proposta de uma vereadora da cidade de São João Del Rey:

    "Tem animal solto na rua, tem que matar" (2'31")
    "Eu quero que o animal seja apreendido, o dono tem 48 horas para tomar a providência, não? tomou, mata" (3'10")
    "Eu? quero fazer um projeto de lei para matar cavalo, burro, égua, vaca, porco, achou na rua, falou com o dono, 48 horas não providenciou, mata"
    (5'46")
    http://www.youtube.com/watch?v=V1Sdu6QeM5w&feature=player_embedded

    A repercussão do video foi tão grande em todo Brasil, que até ameaça de morte ela admitiu depois receber, aí é claro, voltou atrás e disse que não foi bem isso que ela quis dizer.

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo!!!
    Esse tipo de pessoa me enoja...
    Um professor de filosofia de uma amiga minha disse que não entende pq o ser humano concorda plenamente que não se pode matar outros seres humanos, mas não entendem isso aplicado aos animais ... Concordo plenamente com ele!

    ResponderExcluir