sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sonhos sustentáveis...

Queria que carros e ônibus não lançassem aquela terrível fumaça negra.

Queria que as pessoas não jogassem lixo pela janela dos veículos nem deixassem lixo jogado pelos coletivos.


Queria que o ser humano praticasse o mandamento “Amai o próximo como a si mesmo” respeitando todas as pessoas desde as mínimas atitudes (ou não atitudes)...

Queria que a Baía de Guanabara fosse cristalina como era na época da invasão francesa...

Queria que cada indivíduo cuidasse da coisa pública como se fosse o mais valioso de seus bens.

Queria que não houvesse nem mendigos, nem nenhum animal passando necessidade pelas ruas.

Queria que em cada casa, os moradores separassem o lixo (visando futura reciclagem) e o jogasse num duto que desembocasse numa rede subterrânea (como acontecesse em Barcelona). Assim os catadores se tornariam seletores e ganhariam mais dignidade em suas condições de trabalho. Garis não precisariam correr desesperadamente pegando as sacolas de lixo pelas calçadas. Caberia a eles somente a manutenção da limpeza das ruas. Não haveria mais enchentes em dias de chuva! Os lixões não existiriam mais! Haveria mais produtos recicláveis!

Queria um dia poder ir a um museu dedicado somente a obras de artes confeccionadas a partir de materiais reciclados. Queria que esses museus se multiplicassem pelo Brasil e pelo mundo!

Queria que todas as pessoas tivessem condições financeiras de ter acesso aos alimentos orgânicos. Comida livre da ameaça de doenças, como o câncer, provenientes do agrotóxico !

Queria que todas as lojas vendessem apenas produtos que não fossem fruto de sofrimento animal (nem mesmo em testes!).


Queria que a consciência de não consumir animais mortos nem derivados da exploração animal de qualquer tipo fosse mais um entre tantos consensos sociais....

Esses são apenas alguns de meus sonhos sustentáveis...

2 comentários:

  1. Lindas falas às quais eu compartilho, porém no momento estou tão descrente de tudo, que tenho medo de acreditar que são utópicas.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi isso no Facebook hj:
    Ao escrever realmente me questionei se as gerações futuras lutarão e colherão os frutos dos meus sonhos... Eu provavelmente não verei o meu mundo sustentável perfeito... Tenho feito o que está ao meu alcance e sou feliz assim...

    ResponderExcluir