quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate a AIDS

Hoje é o Dia Mundial de Combate a Aids. A doença que foi um terror na década de 80 e ainda amedrontou muita gente nos anos 90, agora parece não assustar tanto assim.... Pelo menos os jovens que em pesquisas estão liderando o número de relações sexuais sem preservativo. Aqui no Brasil a estimativa é que 200 mil pessoas vivem sem saber que tem AIDS. E olha que os testes para saber se tem o vírus HIV positivo são gratuitos em todos os postos de saúde. Basta procurar os Centros de Triagem Anônimas (CTAs) mais próximos. Hoje no Rio testes gratuitos estão sendo feitos em vários pontos da cidade e as pessoas poderão receber em casa o resultado. Já a Fundação Viva Cazuza investe na criatividade para a prevenção da doença. A ONG irá escolher os três melhores vídeos produzidos por jovens que serão veiculados em um canal de TV aberta durante o carnaval 2012.


No início dos anos 90 eu era criança e tinha um vizinho que era soropositivo. Ele não se fazia de vítima nem choramingava que estava condenado a morte. Não! Pelo contrário... Quando lembro dele me vem em mente a alegria que ele transmitia e o ativismo dele. Ele fazia parte do Centro de Apoio as Pessoas com AIDS (CAPA) lá em Niterói. Me lembro que quando eu tinha uns 9 anos (1993) ele fez um churrasco de confraternização (tá eu comia carne naquela época!) das pessoas da ONG dele lá no meu condomínio e todos os meus vizinhos compareceram. Não houve preconceito, não houve reclamações... Foi simplesmente legal! Meu vizinho morreu mais ou menos 1 ano e meio depois disso... Grande perda! Bom, Wally esse post é em sua homenagem! Esteja onde estiver tenho certeza que você está distribuindo alegria e caridade...





Quer saber mais sobre a campanha da Fundação Viva Cazuza? Clique aqui

Um comentário:

  1. Vc pode me falar mais sobre esse Wally?É que eu li alguma coisa sobre ele em um site do governo.Tipo,com quantos anos ele se foi?Ele se parecia com o Wally mesmo?Obrigado.

    ResponderExcluir